Patilhando saberes

As inteligências, quando se articulam e interagem, criam sinergia e exponencializam a nossa inteligência individual. Eu passo a incorporar em mim a inteligencia dos demais que interagem comigo.
Um pensamento individual é um só pensamento. Um pensamento compartilhado...é um pensamento sinergético. E o pensamento sinergético faz a nossa consciencia abrir-se em olhares infinitos, dimensões e compreensões infinitas. É como se tivéssemos mil olhos, mil sensores e mil estados de consciência.
Queremos ter a oportunidade de compreender o que isso significa. Digam-nos! Nos deêm a oportunidade de nos ver com teus olhos e aprender, contigo, sobre nós.

Silva,2006, p. 37



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sugestão de trabalho com o filme Kiriku e a feiticeira


http://blogmariliadedirceu.files.wordpress.com/2009/09/kirikou.jpg?w=200&h=280

FICHA TÉCNICA
§  Direção: Michel Ocelot,
§  Ano: 1998.
§  Produção européia (Franca, Bélgica e Luxemburgo); Colorida,
§  Duração: 71 minutos.
§  Edição: Dominique Lefèvre;
§  Fotografia: Alain Levent.
§  Música: Youssou N’Dour
SINOPSE: Kiriku nasce em uma aldeia que vive sob a tirania da feiticeira Karabá. Para saber como libertar seu povo da maldade de Karabá ele vai até a Montanha Sagrada, onde vive o Sábio da Aldeia e seu avô. Neste percurso ele vai enfrentar muitos perigos e, também, fazer novos amigos.

Atividades propostas:
1 - Kiriku é um herói de um país africano, o Senegal. O que sabemos sobre a África e, principalmente, sobre o Senegal? Você conhece algum herói africano? Qual? 

2 – Kiriku não teme Karabá.O que ele quer é entender por que ela é tão má. Qual a origem a da maldade de Karabá? Como ela ficou má? 

3 – “Kiriku e a feiticeira” é um desenho animado que mostra um ambiente africano. Qual outro desenho você conhece que também mostra a África? Ou qual filme você conhece que mostra a África e o que ela tem de mais característico?

4 – O “contador de histórias” é o professor daquela aldeia. Você percebe a diferença da “escola” do desenho da escola de hoje? Quais são? 

5 – O que você achou das músicas de Kiriku? Consegue cantá-las? 

6 – Você notou que as mulheres do desenho animado estão nuas da cintura para cima? E que as crianças também não estão usando roupas? Por que será?

7 – De tudo o que você viu e “experimentou” o que achou mais importante e legal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário