CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
ORIENTAÇÕES PARA PORTFÓLIO INDIVIDUAL DO ALUNO DO 5º ANO/ 2012
1- DADOS DA CRIANÇA:
§ Foto.
§ Nome completo.
§ Data de nascimento.
§ Nome dos pais ou responsáveis.
§ Endereço, telefone, etc.
2- RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
ü CONSIDERAÇOES DO (A) PROFESSOR (A) PARA RELATAR / REGISTRAR EM TODOS OS SEMESTRES
COMUNICAÇÃO - Participa da roda de conversa, relatando causos, dando ideias e opiniões? Reconta histórias mantendo as características do texto fonte? SOCIOEMOCIONAL – Interage socialmente com outras crianças durante as brincadeiras e atividades de pesquisa (observações das aulas de movimento, durante os intervalos e nas saídas da sala para atividade de pesquisa e/ visitas) de maneira a construir amizades? RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - (Observação das atividades coletivas em pequenos grupos como nos espaços de construção, aulas no laboratório de informática e outros momentos) - Participa das discussões em pequenos grupos?Concentra-se nas atividades do grupo? Respeita as opiniões dos colegas? MATEMÁTICA - Utiliza-se de estratégias pessoais e técnicas operatórias na resolução de situações-problema? CRIATIVIDADE – Desenha começando a incluir detalhes no seu Autorretrato? (como tiaras, brincos, boné, detalhes na camiseta, calça...) Através de estímulos, demonstra criatividade ao utilizar técnicas variadas nos trabalhos manuais? LEITURA E ESCRITA – Produz textos atentando para a proposta de produção solicitada? Interpreta informações expressas no texto? Lê convencionalmente, com fluência e compreensão? HABILIDADES (Ciências Naturais, Ciências Sociais, Arte) - O que a criança aprendeu (enfatizar algumas habilidades do bimestre em que a criança se sobressaiu)? Como aprendeu? PLANO DE AÇÃO – O que estou proporcionando para a criança aprender (citar a variedade de oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo educador)? O quê os gestores e professor garantirão para o próximo bimestre para a continuação da aprendizagem efetiva? |
NÃO ESQUECER:
· Todas as amostras de atividades e registros devem conter data e nome da criança - ela mesma deverá escrevê-lo. Orientar a criança sobre a importância da estética nos seus trabalhos.
· Acrescentar na atividade o que se pretende com ela, ou seja, a proposta da atividade deve estar clara para a criança e para quem ler seu portfólio.
É importante considerar na construção do relatório os seguintes critérios:
- A avaliação deve enfatizar sempre os avanços e não apenas o que não atingiu.
- Relatar o que o aluno conseguiu e em que progrediu.
· A cada novo relatório é necessário reler os relatórios anteriores, observando as mudanças atuais para dar sequência ao relato.
- Diversificar a redação dos relatórios, de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
- É importante também que se tome o cuidado com algumas expressões, visto que o mesmo será lido pelos pais ou responsáveis.
Ø Sugestões para iniciar relatórios.
- “Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...”.
- “Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...”.
- “A partir das atividades apresentadas o aluno demonstrou habilidades em...”.
- “Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...”.
ü CONSIDERAÇOES DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.
ü CONSIDERAÇOES DA CRIANÇA SOBRE SEU PORTFÓLIO.
O registro deverá ser realizado pelo próprio aluno como autoavaliação.
4- PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS.
Do 1° ao 4° Bimestre no Portfólio de cada criança deverá constar
- AMOSTRAS/COLETÂNEAS DE ATIVIDADES
5º ANO
1° Bimestre
Observação: Dependendo da proposta do professor poderá contemplar mais de um eixo na mesma atividade.
| 2° Bimestre
Observação: Dependendo da proposta do professor poderá contemplar mais de um eixo na mesma atividade.
|
3° Bimestre
| 4° Bimestre
· Números e operações: Situação-problema envolvendo números decimais, números fracionários e porcentagem; · Espaço e Forma: Atividade envolvendo retas em situações cotidianas. · Grandezas e medidas: Situação-problema envolvendo medidas de capacidade. · Tratamento da informação: Uma situação-problema envolvendo tabelas e gráficos;
Linguagem Artística: Fotos e/ou atividade realizada pela criança sobre a temática do semestre. |
5º ano
Atps Francismaire Painado
Fábio Proença
Nenhum comentário:
Postar um comentário