Patilhando saberes

As inteligências, quando se articulam e interagem, criam sinergia e exponencializam a nossa inteligência individual. Eu passo a incorporar em mim a inteligencia dos demais que interagem comigo.
Um pensamento individual é um só pensamento. Um pensamento compartilhado...é um pensamento sinergético. E o pensamento sinergético faz a nossa consciencia abrir-se em olhares infinitos, dimensões e compreensões infinitas. É como se tivéssemos mil olhos, mil sensores e mil estados de consciência.
Queremos ter a oportunidade de compreender o que isso significa. Digam-nos! Nos deêm a oportunidade de nos ver com teus olhos e aprender, contigo, sobre nós.

Silva,2006, p. 37



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orientações sobre portfólio - 5º ano

                         
                                              CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
                      ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

                                       ORIENTAÇÕES PARA PORTFÓLIO INDIVIDUAL DO ALUNO DO 5º ANO/ 2012

1- DADOS DA CRIANÇA:
§  Foto.
§  Nome completo.
§  Data de nascimento.
§  Nome dos pais ou responsáveis.
§  Endereço, telefone, etc.

2- RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
                             
ü  CONSIDERAÇOES DO (A) PROFESSOR (A) PARA RELATAR / REGISTRAR EM TODOS OS SEMESTRES

COMUNICAÇÃO - Participa da roda de conversa, relatando causos, dando ideias e opiniões? Reconta histórias mantendo as características do texto fonte?

SOCIOEMOCIONAL – Interage socialmente com outras crianças durante as brincadeiras e atividades de pesquisa (observações das aulas de movimento, durante os intervalos e nas saídas da sala para atividade de pesquisa e/ visitas) de maneira a construir amizades?

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - (Observação das atividades coletivas em pequenos grupos como nos espaços de construção, aulas no laboratório de informática e outros momentos) - Participa das discussões em pequenos grupos?Concentra-se nas atividades do grupo? Respeita as opiniões dos colegas?

MATEMÁTICA - Utiliza-se de estratégias pessoais e técnicas operatórias na resolução de situações-problema?

CRIATIVIDADE – Desenha começando a incluir detalhes no seu Autorretrato? (como tiaras, brincos, boné, detalhes na camiseta, calça...) Através de estímulos, demonstra criatividade ao utilizar técnicas variadas nos trabalhos manuais?

 LEITURA E ESCRITA – Produz textos atentando para a proposta de produção solicitada? Interpreta informações expressas no texto? Lê convencionalmente, com fluência e compreensão?

HABILIDADES (Ciências Naturais, Ciências Sociais, Arte) - O que a criança aprendeu (enfatizar algumas habilidades do bimestre em que a criança se sobressaiu)? Como aprendeu?

 PLANO DE AÇÃO – O que estou proporcionando para a criança aprender (citar a variedade de oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo educador)? O quê os gestores e professor garantirão para o próximo bimestre para a continuação da aprendizagem efetiva?



NÃO ESQUECER:
·          Todas as amostras de atividades e registros devem conter data e nome da criança - ela mesma deverá escrevê-lo. Orientar a criança sobre a importância da estética nos seus trabalhos.
·          Acrescentar na atividade o que se pretende com ela, ou seja, a proposta da atividade deve estar clara para a criança e para quem ler seu portfólio.

                É importante considerar na construção do relatório os seguintes critérios:

  • A avaliação deve enfatizar sempre os avanços e não apenas o que não atingiu.
  • Relatar o que o aluno conseguiu e em que progrediu.

·         A cada novo relatório é necessário reler os relatórios anteriores, observando as mudanças atuais para dar sequência ao relato.

  • Diversificar a redação dos relatórios, de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
  • É importante também que se tome o cuidado com algumas expressões, visto que o mesmo será lido pelos pais ou responsáveis.

Ø  Sugestões para iniciar relatórios.

            - “Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...”.
            - “Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...”.
            - “A partir das atividades apresentadas o aluno demonstrou habilidades em...”.
            - “Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...”.


ü  CONSIDERAÇOES DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS.

ü  CONSIDERAÇOES DA CRIANÇA SOBRE SEU PORTFÓLIO.

O registro deverá ser realizado pelo próprio aluno como autoavaliação.


4-      PRODUÇÕES DAS CRIANÇAS.


Do 1° ao 4° Bimestre no Portfólio de cada criança deverá constar





  • AMOSTRAS/COLETÂNEAS DE ATIVIDADES

5º ANO

           
1° Bimestre

  • Linguagem Oral e Escrita: Produção de um poema.
  • Matemática:
  1. Números e operações: Atividade envolvendo o sistema de numeração decimal e situações-problema envolvendo adição e subtração;
  2. Espaço e Forma: Atividade envolvendo formas e sólidos geométricos;
  3. Grandezas e medidas: Situação-problema envolvendo medidas de tempo;
  4. Tratamento da informação: Situação-problema envolvendo tabelas e gráficos.

Observação: Dependendo da proposta do professor poderá contemplar mais de um eixo na mesma atividade.

  • Ciências Naturais: Relatório de experimento/pesquisa realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades/ competências bimestrais);
  • Ciências Sociais: Relatório de pesquisa ou registro de debate/seminário realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades bimestrais);
  • Linguagem Artística: Fotos e/ou atividade realizada pela criança sobre a temática do semestre.

2° Bimestre

  • Linguagem Oral e Escrita: Produção de uma carta de leitor.
  • Matemática:
  1. Números e operações: Atividade envolvendo o sistema de numeração decimal e Situação-problema envolvendo multiplicação e divisão;
  2. Espaço e Forma: Atividades envolvendo simetria e construção de figuras e/ou mosaicos;
  3. Grandezas e medidas: Situação-problema envolvendo medidas de comprimento e atividades de cálculo de área e perímetro em malhas quadriculadas;
  4. Tratamento da informação: Situação-problema envolvendo tabelas e gráficos;

Observação: Dependendo da proposta do professor poderá contemplar mais de um eixo na mesma atividade.

  • Ciências Naturais: Relatório de experimento/ pesquisa realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades/ competências bimestrais);
  • Ciências Sociais: Relatório de pesquisa ou registro de debate/seminário realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades/competências bimestrais);
  • Linguagem Artística: Fotos e/ou atividade realizada pela criança sobre a temática do semestre.
3° Bimestre

  • Linguagem Oral e Escrita: Produção de relato pessoal.
  • Matemática:
  1. Números e operações: Situação-problema envolvendo números fracionários;
  2. Espaço e Forma: Atividades envolvendo ângulos e circunferências;
  3. Grandezas e medidas: Situação-problema envolvendo medidas de massa;
  4. Tratamento da informação: Situação-problema envolvendo tabelas e gráficos;
  • Ciências Naturais: Relatório de experimento/pesquisa realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades/ competências bimestrais);
  • Ciências Sociais: Relatório de pesquisa ou registro de debate/seminário realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades bimestrais);
  • Linguagem Artística: Fotos e/ou atividade realizada pela criança sobre a temática do semestre.
4° Bimestre

  • Linguagem Oral e Escrita: Reescrita ou modernização de um conto (descrito no bimestre) e/ou relato pessoal.
  • Matemática:
·       Números e operações: Situação-problema envolvendo números  decimais, números fracionários e porcentagem;
·       Espaço e Forma: Atividade envolvendo retas em situações cotidianas.
·       Grandezas e medidas: Situação-problema envolvendo medidas de capacidade.
·       Tratamento da informação: Uma situação-problema envolvendo tabelas e gráficos;
  • Ciências Naturais: Relatório de experimento/pesquisa realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades/ competências bimestrais);
  • Ciências Sociais: Relatório de pesquisa ou registro de debate/seminário realizado em sala de aula ou extraclasse (observar habilidades bimestrais);
Linguagem Artística: Fotos e/ou atividade realizada pela criança sobre a temática do semestre.



5º ano
Atps Francismaire Painado
Fábio Proença

Nenhum comentário:

Postar um comentário