Patilhando saberes

As inteligências, quando se articulam e interagem, criam sinergia e exponencializam a nossa inteligência individual. Eu passo a incorporar em mim a inteligencia dos demais que interagem comigo.
Um pensamento individual é um só pensamento. Um pensamento compartilhado...é um pensamento sinergético. E o pensamento sinergético faz a nossa consciencia abrir-se em olhares infinitos, dimensões e compreensões infinitas. É como se tivéssemos mil olhos, mil sensores e mil estados de consciência.
Queremos ter a oportunidade de compreender o que isso significa. Digam-nos! Nos deêm a oportunidade de nos ver com teus olhos e aprender, contigo, sobre nós.

Silva,2006, p. 37



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividades permanentes do 5º ano

Atividade permanente

1 - O que é?
As atividades permanentes (também chamadas de atividades habituais) devem ser realizadas regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Normalmente, não estão ligadas a um projeto e, por isso, têm certa autonomia. As atividades servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e construir hábitos. Por exemplo: a leitura diária em voz alta faz com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores. Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale sempre contar para as crianças que a atividade em questão será recorrente - ao longo do semestre ou mesmo do ano todo.

2 – Atividades permanentes para o 5º ano

“Você sabia?” – momento em que se discutem assuntos/temas de interesse das crianças. “Como viviam os dinossauros?” “Por que a água do mar é salgada?” “Como as crianças indígenas brincam?”. Cada estudante ou grupo pode se encarregar de tentar descobrir respostas para as perguntas. O professor também pode trazer, para esse momento, suas observações sobre o que mais mobiliza sua turma, em termos de curiosidade científica. É hora de trazer conteúdos das outras áreas curriculares: história, geografia, ciências, matemática, educação física, como objeto de leitura e discussão.

Roda de Jornal – Momento em que o professor poderá explorar procedimentos de leitores deste portador, explorando com os alunos páginas, manchete, lide, olho, título, cadernos, veículos diferentes. Também poderá explorar uma notícia da atualidade em diferentes veículos.

Nossa semana foi assim... momento em que se retoma, de forma sucinta, o trabalho desenvolvido e se auxilia as crianças no relato e na síntese do que aprenderam; em que a memória de um pode/deve ser complementada com a fala do outro; em que o professor faz uma síntese escrita na lousa ou em cópias no papel ou no retroprojetor. Enfim, é hora de sistematizar, um pouco mais, as aprendizagens da semana: o que sabíamos? O que aprendemos? O que queremos aprender mais?

Cantando e se encantando – momento em que se privilegiam as músicas que as crianças conhecem e gostam de cantar, sozinhas, todas juntas. É hora também de ouvir músicas de estilos e compositores variados, como forma de ampliação de repertório e gosto musical.

Vamos entrevistar! - momento em que se convidam familiares dos alunos, pessoas da comunidade ou mesmo que trabalham na escola, para realizarem uma entrevista previamente planejada pelos alunos e professor. O tema deverá ser escolhido antecipadamente assim como que perguntas serão realizadas e quem as fará. O entrevistado poderá ser convidado a contar histórias, fazer uma receita culinária, contar como se brincava em sua época, cantar com as crianças. É uma forma de enriquecer os laços com a comunidade e as crianças, através da partilha de saberes.

Descobri na Internet – para as crianças que têm acesso em casa ou na comunidade à rede mundial de computadores, é possível reservar um momento para as descobertas que realizam, a partir dessa ferramenta de informação. Devagar, o/a professor (a) pode ajudá-las a selecionar informações e a ter uma visão mais crítica
sobre o que circula na Internet.(de acordo com a possibilidade de cada escola).

Leitura feita pelo (a) professor (a) - momento em que se lê para as crianças. É momento de o leitor experiente ajudar a ampliar o repertório dos leitores iniciantes. É possível, por exemplo, ler uma história longa em capítulos, como se liam os folhetins, como se acompanha uma novela na TV, mas também se pode ler histórias curtas, como fábulas, crônicas, etc. Ou ler poemas, com muita expressividade, enfatizando aqueles cuja sonoridade das palavras, cujo jogo verbal são as tônicas da construção poética. É possível ler ainda o quadro de um pintor: suas formas, cores, linhas.

Leitura realizada por um colega de classe- com o mesmo objetivo da leitura realizada pelo professor, momento dos próprios alunos experimentarem a situação de leitor em voz alta, preocupando-se com a entonação, utilização de vozes de personagem, altura, leitura fluente, etc.

Roda de leitura na biblioteca– com as possibilidades referidas e outras ainda, como, por exemplo, quando as crianças selecionam os livros, de própria escolha, em casa, na biblioteca (de classe, da escola ou da cidade) livros/textos/gibis para ler em dias e horários predeterminados. Podem depois conversar sobre o que leram para seus colegas. São leitores influenciando leitores. São leitores partilhando leituras.

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos – orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade- mais um ano é fundamental, 2007.
PLANEJAMENTO, Revista Nova escola – Edição Especial.











Atividades Permanentes para o 5º ano

Atividades Permanentes
Periodicidade
Você Sabia?
Semanal
Roda de Jornal
Quinzenal
Nossa semana foi assim...
Semanal
Cantando e encantando
Quinzenal
Vamos entrevistar!
Bimestral
Leitura realizada pelo professor
3 vezes na semana
Leitura realizada por um colega de classe
Semanal
Roda de leitura na biblioteca
Semanal


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